domingo, 6 de setembro de 2009

Domingo de sol







E porque hoje foi um belíssimo Domingo de sol...eis que peguei em mim e na minha tagarela companhia e lá fomos nós até Montemor-o-Velho.
Havia festas na terra, e a confusão de gente não permitiu parar o carro e andar a pé. Mas voltámos de bom grado ao seu belo castelo.

Situado no distrito de Coimbra, o concelho de Montemor-o-Velho remonta à pré-história, tendo sido ocupado por diversos povos, como romanos, visigodos e muçulmanos. Numa zona alta, está o dominante castelo, cujas primeiras referências documentais remontam ao século IX, classificado Monumento Nacional.

Dentro dos seus muros, encontramos a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, que remonta ao século XI.

32 comentários:

  1. Lindo lindo lindo. Tenho de ir à Escocia sem deixar de admirar as nossas belezas... e as terras. No meio da cidade e do mundo de hoje, tudo isto parece parado e é revitalizante para a alma... E obrigado por postar as fotos. A partilha move-me. E isto é sempre bom.

    BY the way, o premio Sair das palavras é para este blog também. Indubitavelmente merecido. Tem sido falha minha nao o ofertar "pessoalmente" como agora o faço :)

    Terra de encanto mesmo...

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Daniel. Por gostares, por te sentires bem, por concordares com o nome com que decidi baptizar o meu canto, e pelo prémio.
    Um beijo amigo
    Susana

    (vou buscá-lo já...posso?)

    ResponderEliminar
  3. Que saudades de Montemor! De Tentúgal, da visão do infinito de cima do castelo, do Mondego...

    ResponderEliminar
  4. Susana
    Aproveitaste bem este domingo de sol. Tenho uma loucura por castelos. Tento situar-me na época e perceber como seria a vida em determinadas condições. Quando o Eugénio era vivo, percorremos Portugal inteiro com o nosso filho e os locais com castelos eram os primeiros a serem visitados. Será que hoje estou numa onde de saudade?
    Também faz bem recordar. Amanhã, tenho cá a canalha da catequese ( adoro-os) e como tenho um espaço exterior grande, nas férias, junto-os sempre aqui antes de começar novo ano, que está á porta! Sonhos felizes. Um bj graça

    ResponderEliminar
  5. Eu é que agradeço este recanto de encanto. Claro que sim. Podes e deves ir buscar Já. A falha tem sido minha... :(

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosa paisagem, Susana. Nao conhecia. Beijos

    ResponderEliminar
  7. Caramba! Que lindo lugar.
    Obrigado por dividir estas paisagens.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. É um pedacinho da história q ficou, mas gravado de muitos momentos.

    Lugar belíssimo e as fotos são lindas, parabéns.

    Ah...vim te conhecer através do blog da Graça, tá.

    bjos e linda semana prá vc!

    ResponderEliminar
  9. Olá Terra de Encanto

    Foi bom encontrar seu comentário no meu blog, há um ano não abria o blog, ontem acessei para apagá-lo e encontrei seu recado.Serviu como um apoio para eu continuar, quem sabe talvez faça outras postagens. E resolvi fazer uma visitinha por aqui. Legal ir conhecendo um pouquinho de Portugal pelas tuas fotos e comentários.
    Um abraço
    Volte mais vezes.

    ResponderEliminar
  10. Dylan, é verdade. Os pastéis são excelentes; a paisagem,magnífica.

    ResponderEliminar
  11. Graça, também eu me imaginava lá...aliás, bastava-me uma casa velha, para recriar vidas e cenários. Que bonita e mágica a infância...

    ResponderEliminar
  12. Robson, que bom receber uma visita tua! Volta sempre.

    ResponderEliminar
  13. Plêiades...não desistas. Continua. Eu gostei de lá passar. E quero ver mais!!!

    ResponderEliminar
  14. Eu,
    que bom que vieste!!! Vem sempre, conto contigo. Com mais tempo, passo aí para te ver bem!

    ResponderEliminar
  15. Eh Eh Eh será que as bruxinhas modernas são de confiança?...Não me empurras da muralha, pois não amiga? :-)

    ResponderEliminar
  16. Não, não....acredita que nunca te empurraria! Beijinhos para um ânimo feliz. Vou pôr na cama uma certa tagarela...depois volto!

    ResponderEliminar
  17. O nosso país é uma terra de encanto em paisagens... Muito bonito.

    Beijinhos de Amor e Luz.

    ResponderEliminar
  18. ok. Vou confiar em ti. Tens cara de bruxinha confiavel :-)

    ResponderEliminar
  19. Vou dizer-te um segredo...sou confiável, sim. A cara podia até nem ser muito esclarecedora (é?) mas a dona dela confirma que podes ficar tranquilo!

    ResponderEliminar
  20. Eh Eh Eh nao deu para ver bem...disfarçada no meio das raizes daquela árvore enorme :-)
    Dorme bem, jocas

    ResponderEliminar
  21. Olá Terra de Encanto !!!

    Há muitos, muitos anos,(sim, porque eu já não sou criança, LOL), fui assistir a um concerto do Pedro Abrunhosa, justamente nesse bonito castelo. O chão era de terra batida, a agitação e a euforia eram enormes, confesso que nunca "comi" tanto pó em toda a minha vida como nessa noite...mas é sempre bom recordar.
    As fotos estão muito bonitas...sempre tive uma "queda" por fotografia.
    O nosso país tem cantinhos de encantar, não estivéssemos nós numa " Terra de Encanto "..LOL

    Abraço amigo


    Norberto

    ResponderEliminar
  22. Que belas ruinas, e um castelo de verdade?! que legal, um enorme abraço, tenho vontade de um dia visitar este continente tambem tao belo

    ResponderEliminar
  23. Amiga, tens uma prendinha para ti no meu blog, agarra-a com cuidado e desembrulha-a!!! Beijos Graça

    ResponderEliminar
  24. Amiga, peço desculpa pela intromissão e pelo post off-topic, mas uma vez que ha pessoas sem criterios e que falam dos outros no blog, vidé Francisco sobre mim, e eu lhe respondo educadamente no mesmo, ele simplesmente se contradisse e nao colocou a minha resposta.

    Porquê? Porque nao lhe é conveniente? A isso
    chamo cobardia. Ele quer à força toda que eu responda no meu, mas eu nao entro em jogos sujos nem lavar de roupa. EU reajo; nao ajo. Foi ele quem escreveu um post sbre mim; nao eu. Logo, é no minimo justo que coloque a minha resposta. O que nao fez.

    Nao sei se é filha da Lusibero, mas a julgar pelo que o que leio no ultimo comentario do Francisco a si no post onde fala de mim, mas onde cobardemente nao colcocou a minha resposta, tal como fiz no blog de sua mãe peço desculpa por estar a escrever isto mas é apenas para defesa da minha honra, ou seja, o Franscisco escreveu o que lhe aprouve sobre mimn e desafia no fim a que responda que ali nao ha censura. Eu fi-lo. Respondi, reaji educadamente à tentativa de denegrir a minha imagem, mas o que faz o Francisco? Nao aguentando a verdade nao coloca a resposta e colocou , estrategicamente, apenas a sua. Convem-lhe. Mas queria pelo menos às pessoas que de mais perto acompanharm isto, dizer que a resposta nao está lá no blogue do Francisco porque nao a colocou. Quem quer protagonismo so porque sim, nao conte comigo, mas tenha a hombridade de asumir o que escreveui e de responder como homem em vez de se acobertar na censura que ele tanto fala. estalou-se-lhe o verniz e nao sabe como ha-de lidar com isto e por isso postou o seu comentario e nao o meu.

    Se levar a mal eu usar este seu espaço para dizer que nao vejo a minha resposta no blog do Francisco num texto que me dirige a mim e como tal eu devia responder, peço desculpa e pode retirar-me das pessoas que lê, mas nunca devemos ouvir apenas uam parte.

    Fique bem e com um neijinho amigo se aceitar. Se nao aceitar, nao é pela ideia que o Franscisco tenta passar de mim que eu passo a se-lo. Muito pelo contrario, é ele quem agora está de maos atadas como se falar dos outros fosse impune e denegrir a imagem também.

    Obrigado por me permitir dizer que ali nao ha resposta porque fui censurado. Se escreveu sobre mim, e como ele mesmo diz no fiom para responder, alin estou eu. Mas ele nao coloca a resposta. E nao queria que ficassem com ideia que ele tanto tenta passar sobre mim.

    nada tenho contra ele, mas pelos vistos ele tem contra mim. mas ficar calado a ouvir comentarios de terceiros sem que me possa defender, é que nao.

    Obrigado, Susana e desculpe. Sinceramente.

    ResponderEliminar
  25. Daniel,
    entrei, sem querer, numa contenda cuja origem ainda não tenho a certeza de ter percebido, e fi-lo sem a consciência de que a questão era entre ti e o Francisco. Deixa-me tratar-te por tu, posso? Se não quiseres, diz-me, e não o farei, com pena.
    Sou filha da Maria, do Lusibero, sim. E foi através dela que percebi que o que se passava era entre vós. E lamento-o. Habituei-me a ver-vos e a ler-vos com a dimensão da espera por algo que acaba sempre por me agradar. Vejo,pelo que leio, que são pessoas diferentes, mas não creio que sejam incompatíveis. Aprecio a frontalidade do Francisco, a variedade dos seus posts, a verdade que neles encontro, e o intercâmbio, a troca, que sempre se dá no Namorado. E aprecio, em ti, a lógica subjacente da bondade, da fé, da crença que se pode ser mais, melhor, maior. A defesa de princípios que, sendo teus, não estão longe dos do Francisco. São sentidos e vividos de forma diferente? Certamente que sim. Mas é essa a riqueza do ser humano. Quando comentei o Francisco, comecei pordizer que não tinha nada a ver comigo, na medida em que não era eu o objecto da análise, mas concordei com o princípio de que é do diálogo que nasce a luz ou, pelo menos, é do diálogo que se passa de uma mera manifestação de opinião a uma verdadeira amizade, que, na verdade, não exige que as pessoas estejam sempre de acordo. Ao comentar, eu não falava sobre ti, em concreto,mas sobre aquilo em que creio: que há cada vez menos tolerância à opinião alheia e cada vez menos vontade em ouvir, partilhar e ser em conjunto. É nisso que creio, independentemente de quem está envolvido. Acredito, sinceramente ( e espero-o), que vocês possam limar as arestas de uma amizade que,sendo virtual, é real quando nos expomos e falamos daquilo que pensamos,mostrando aos outros as facetas que temos.
    Deixar de te ler? Não vejo razão para isso. Também não deixarei de ler e dialogar com o Francisco. Espero que, de alguma forma,possa haver uma plataforma de entendimento entre vocês. Vou continuar a acompanhar-vos, com a regularidade que o trabalho e o cansaço ao final do dia me permitem.Ocasionalmente, demoro dias a postar ou comentar. Mas isso só acontece porque também preciso de um outro espaço, meu, de silêncio e pausa, em que faço algo que gosto muito: ver um bom filme ou série, ler, parar. Mas volto sempre. E estou com os dois, certa de que o entendimento será possível: independentemente das diferenças de opinião, o respeito pela humanidade do outro, expressa por palavras, será sempre mais forte.
    Beijo amigo!

    ResponderEliminar
  26. Terra de Encanto

    Inundam-se os meus olhos, nao sei se por estar a ouvir piano para exorcizar tudo isto, se pelo que me acaba de escrever porque pensei que me ia votar ao ostracismo ou repudiar-me. Deus a ajude por isso. A sua mãe é igualmnente uma pessoa que prezo tanto que neste momento as lagrimas invadem-me como nao acontecia ha tanto tempo... desde que a minha mae partiu e me deixou este coraçao assim, apesar do meu sentido de justiça. sabe, Susana, nao sou de acusar ninguem. Ninguem. Reajo, nao ajo. E ainda agora o Francisco me acabou de desmentir no post do Cirrus onde ele teimosamente me persegue e eu lhe tenho respondido. Chegou ao ponto de afirmar que nao recebera quaisquer mails meus ontem e hoje, e recusa-se a colocar a minha resposta ao post que ele escreveu sobre mim. nao lhe vou dizer que o Francisco nao é o que parece ou coisa que o valha. Ao contrario dele nao faço juizos sobre pessoas e muito menos posts onde depois de falar de uma pessoa acusando-a, nao a deixo depois responder, como ele fez. nem faz parte dos meus principios nem dos meus valores escrever um post sobre pessoas assim, porque se sentiu acossado imerecidamente numa pessima auto-estima, onde muitos de nos temos variaveis mas nao dá o direito a ninguem por mais que se encontre arrasado ou com problemas de canhão, a usar os instintos primarios num post onde ataca tudo o que foi guardando, e depois nao coloca a resposta quando ele mesmo terminava de dente afiado dizendo para eu responder que nao fazia censura. Afinal fê-la e da grande, porque continua a nao colocar a minha resposta no post onde me atacou sabe Deus porque. Mas o golpe de misericordia ja se deu: foi ter-me desmentido dizendo que nao recebera quaisquer mails meus e obviamente recusando-se a colocar a minha resposta no post onde me invectiva a responder.ha mais cobarde e mentiroso do que isto? repare, Susana, nao está em causa as relações do francisco consigo ou com a minha Lusibero. Claro que ao mentir e se acobardar deixa a desejar mas isso nao sao contas do meu rosario antes que caia no mesmo exercicio dele. O problema é eu ter-lhe respondido para o mail da primeirissima vez, ele nao ter aceite sem responder e tentar ate agora colocar a resposta num post meu que nada tem a ver porque nao chamo estas quesilias persecutopias para posts que nada têm a ver com isso, ao contrario do Francisco, que MENTIU DESCARADAMENTE NO POST DO CIRRUS esta tarde, ainda agora neste momento voltou a desacreditar-me, isso nao se faz quando se sabe que é mentira, Susana. É nojento. É como eu dizer-lhe que nao estou a escrever nada disto. Nao coloca a minha resposta e ainda me chama de cobarde a mim. cada um fará a imagem que quiseremas se eu nao tivesse os mails que lhe enviei como poderia provar? Susana, claro que me pode tratar por tu. Desculpe mais uma vez ocupar tanto o seu eapaço, Susana, eu so queria que o Francisco nao tivesse pelo menos mentido e dito para responder que nao havia censura no blog dele, parodiando assim as minhas intervenções, para depois nao colocar o que escrevi. Nem coerente ele é. Quanto aos vossos relacionamentos nada tenho a ver com isso. Mas tivesse ele colocado a minha resposta e eu nunca me teria atrevido a escrever no seu blog, Susana, no de sua mãe, e no de Cirrus, os três que amavelmente me deixaram desmascarar aquilo que é tudo menos um mal entendido. Eu também nao acreditava que as pessoas que censuramos "la fora" na vida real, existissem aqui com a mesma maldade, quando nem sequer pessoalmente se conhecem.

    retiro-me... e agradeço-lhe comovido por me ter deixado fazer a defesa de minha honra

    OBRIGADO Susana e DESCULPE SINCERAMENTE por macular este seu post porque nao gostava que outros o fizessem nos meu se nao tivesse a ver com o assunto, mas tal como a Susana, seria sensivel à unica coisa que me torna combativo: O SENTIDO DE JUSTIÇA.

    ResponderEliminar
  27. Bom dia Susana.
    Retenho deste teu comentário a parte que me toca. Só por ela poderei responder e dizer-te que pelo carinho, o respeito e a amizade que te tenho, não me deves nada. Sei que mo retribuis em dobro. Tinha-te dito ontem que apesar de já saber que esta situação tinha sido arrastada para a Terra, não a iria comentar aqui, por não ter mais nada a acrescentar a isto. Quem está com a verdade não precisa de o bradar aos quatro ventos nem reclamar justiça de uma forma tão desproporcionada. A vida e as pessoas acabam por dar a razão a quem a tem, porque ninguém é parvo.
    Ainda assim, hoje, com a cabeça mais fresca, quero dizer-te que não precisas de te sentir constrangida por algo que inconscientemente tenhas dito, nem pelo que por ventura tivesses vontade de dizer e optaste pornão o fazer. Estás no teu direito e eu não esperaria outra coisa de ti. Um grande beijo para ti e mais uma vez, desculpa alguma coisa.
    Aos teus seguidores também as minhas desculpas e um bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  28. TERRA de ENCANTO:COmo sabes, conheço o CASTELO DE MONTEMOR, há anos, A última vez que lá fui, andava em obras. Vejo que ficou memorável, pelas tuas fotos... Mas como sabes, eu amo o sol mas odeio o calor e, por isso, irei lá, novamente, contigo, mas de casaco comprido...
    Daquelas ameias, imagino uma moira encantada, suspirando, pelos ares da sua terra distante, em épocas de senhores pouco presentes...
    BEIJINHOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  29. Na verdade, Maria, não poderia estar mais perto da verdade. O castelo de Montemor era a moradia de Suleyma, a moura que encantou D.Afonso ao longo de quase toda a sua vida. O Rei casou-a com o juiz de Montemor para a ter sempre perto de Coimbra.
    Numa das viagens de regresso ao castelo, o marido de Suleyma e o filho dela (e de D.Afonso Henriques) morreram num acidente nos pântanos.
    Claro, a estória não tem rigor histórico, mas parece ter algum fundamento.

    ResponderEliminar
  30. Cirrus,
    o Castelo de Montemor Montemor foi terra de infantados, de D. Teresa, de D. Afonso IV e também de D. Pedro, Duque de Coimbra.

    Foi também aqui, na sua alcáçova, que D. Afonso IV se reuniu com os seus conselheiros para decidir a sorte de D. Inês de Castro, daqui tendo partido, no dia seguinte, para o que a História reza.

    Obrigada por passares aqui.
    Susana

    ResponderEliminar
  31. CIRRUS:já reparou, meu amigo, que eu não dou ponto ,sem nó? Vivo aqui a dois passos, sabia da história de uma moira, mas não fui pesquisar o facto. EM termos históricos ,comove-me saber ,desde sempre, da ligação deste lugar à morte da #bela Inês"...
    Perdoe só ter visto este comentário agora, pois não vou todos os dias à terra de encanto...
    BEIJO DA LUSIBERO

    ResponderEliminar