sábado, 2 de janeiro de 2010

Cidade




(Fotos pessoais)

Hoje foi mais um dia. Feito de sorrisos, ardendo em febre de vontades por cumprir, sonhos por realizar, e emoção pelo caminho percorrido.
Brindado pelo ar frio de Inverno à beira-rio...
Em cada ângulo, a oportunidade de uma bela foto.
A cidade está ali. Silenciosa, serenamente cúmplice, sobranceira, altaneira e bela. Os fantasmas da sua história rendem-se ao pôr-do-sol. Deixam marcas da sua passagem nas estórias que se adivinham nas palavras escritas nas paredes; nos sinais de presenças antigas; nas palavras dos letreiros velhos; nas palavras faladas de boca em boca; nos cabelos tingidos de cinza de quem passou e deseja voltar; nas ruas vazias, mas cheias de memórias antigas...
Laivos de côr enchem o céu ao entardecer. Está frio. Frio azul e branco, concreto, quase palpável. Dizem que será frio, o mês de Janeiro. Seja, então. Seja frio para rostos e corpos agasalhados, que a solidão já é fria quanto baste para quem foi desprotegido pelas resoluções de Ano Novo, de anos anteriores. Os corpos sem nome que se arrastam pelas ruas velhas da cidade têm frio, mas também têm nome e alma, e histórias por contar. Querem ouvir?...
Venha o frio, pois, mas tingido de sol e mãos abertas à presença dos Outros. Os Outros, para eles, somos nós, agasalhados, acompanhados, de mão dada com quem nos é querido.
E a cidade...pois....a cidade.Bela e orgulhosa, deixa-se abraçar. Sob a ponte, o rio. Correm águas velozes. O rio vai cheio. Em redor da cidade, os campos inundam-se.
Pessoas. Em grupo, sorridentes, a esperança estampada no rosto. Oxalá que sim...que tudo corra bem. Entre alegrias e tristezas,seja o balanço, no final do ano,positivo. Que as memórias nos sustentem e sejam memórias de coisas belas. Que fiquem, em cada pedra da calçada, as mágoas. Em cada laivo de côr, uma lembrança feliz. Em cada gota do rio, uma história para contar, feita de sorrisos cúmplices e de presenças. Afinal, é isso que importa. Não estarmos sós. Termos a quente presença da família e amigos ao nosso lado.
Brindemos, pois.
Que as ruas da cidade ecoem, também, os nossos risos.

13 comentários:

  1. Olá Menina do Mondego!
    Hoje você se superou... nesta bela homenagem que prestou à cidade dos amores...numa visão pessoalíssima, de mais um dia, igual a tantos outros...
    Ela merece, enalteça-a SEMPRE!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Coimbra cidade das cidades, que adoro.
    Uma bela homenagem a Coimbra e seus encantos.
    Gostei.

    Parabéns e BOM ANO 2010

    ResponderEliminar
  3. Linda esta dedicação à tua terra... Um post a condizer com as fotos que, julgo tiradas por ti,no começo de um ano que queremos todos que seja de ENCANTO!
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Linda esta imagem, e o texto também,

    Um Feliz Ano Novo repleto de realizações

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas fotos :)
    O texto, esse, já dispensa comentários, porque mais uma vez está muito bom.

    ResponderEliminar
  6. Retribuo esse brinde à cidade de Coimbra, intitulada de cidade dos amores, do Mondego, dos doutores, dos estudantes...
    Para nós é, acima de tudo, a nossa cidade... das memórias, dos sorrisos, das saudades e dos olhares...
    Saibamos saborear, então, "o quentinho" emanado por aqueles que mais amamos.

    ResponderEliminar
  7. Belas fotos e também uma bela homenagem a sua cidade. Parabéns!!!
    A terra de vocês é maravilhosa, cheia de encantos. Queria trocar o nosso calor pelo vosso frio.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, obrigada pela visita e por palavras tão carinhosas para com o meu trabalho.
    O seu cantinho também é divino, cada um dentro da sua proposta. Fico feliz em passar por aqui. Apenas estou com um pouco de dificuldades para ler no computador, mas logo farei um novo exame de vista e trocareo os meus óculos.
    Volte sempre, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para te contar.
    Fique na PAZ.
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Cidade de tudo, de todos ,com um permanente sorriso triste de saudade pelos muitos vultos vestidos de capas negras, soltas ao vento da imaginação ,do saber, dos homens grandes e dos que finjem que o são!cidade -planeta, cidade de um tom dourado onde dormem os sonhos! cidade- surrealista, realista por cima do romantismo que tivémos a fortuna de viver ao som da velha"cabra"!
    Lembra o Planeta, em todo o seu esplendor, táo bem retratado no poema surrealista e ,ao mesmo tempo, romântico, "O menino Azul" da autoria da grande poetisa brasileira Cecília Meireles! Coimbra-terra-menina de pureza planetar!
    Por muitos hinos que se lhe façam, nenhum consegue retratar a beleza do AZUL dos sonhos impressos nas velhas pedras históricas... Coimbra não fala dos falhados da vida , porque, mesmo "doutores" há mentalidades matreiras que se "engalfinharam" com a mesquinhice das suas mentalidades tacanhas, menores, que ,nem em Coimbra nem no mundo planetário ,conseguem vislumbrar a beleza poética do AZUL-PLANETA!
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. Belas fotos é bom viver e reviver seja na mesma imagem ou sentindo...
    Sempre exixte algo a descobrir!
    Um abraço
    By

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana,
    Já tinha passado por aqui, mas ainda não tinha comentado este post fabuloso dedicado a Coimbra, cidade linda, de uma beleza indizível e que eu adoro e, as recordações são boas, mágicas, únicas e, pena que algumas não voltem a repetir-se, mas Coimbra nunca se esquece.
    Obrigada por esta dedicatória tão plena de sentir.
    Gostei muito, partilha sempre!

    Abraço com sabor a Coimbra

    ResponderEliminar
  12. Imperdoável mesmo, eu já não ia à anos mas como tive de ir muito cedo para Coimbra nem dolce vita nem o forum estavam abertos..ainda bem...foi um bom motivo para andar a relembrar aquela zona, que tanto corri para apanhar o autocarro ou o comboio quando andava na Universidade :)

    Obrigado por visitar o meu blog.
    Andreia

    ResponderEliminar