quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Perseidas

Há noites assim,
mágicas, em que estrelas
azuis invadem os céus...


"A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos, com a primeira descrição conhecida deste fenómeno a ser efectuada no Extremo Oriente. Na Europa recém cristianizada, as Perseidas tornaram-se conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.

De forma a viver esta experiência ao máximo, a chuva deverá ser observada numa noite limpa e sem lua, a partir de um ponto afastado das grandes concentrações urbanas, onde o céu não se encontre afectado pela poluição luminosa. As Perseidas possuem um pico relativamente grande, pelo que o fenómeno pode ser observado ao longo de várias noites. Em qualquer uma destas, a actividade começa lentamente ao anoitecer, aumentando subitamente por volta das 23h, quando o radiante atinge uma posição celeste relativamente elevada. A taxa de meteoros aumenta de forma contínua ao longo da noite, atingindo o pico pouco antes do amanhecer, aproximadamente 1½ a 2 horas antes do nascer do sol."
(Fonte: Wikipédia)

2 comentários:

  1. Não sabia isso tudo, Terra de Encanto! Aprende-se até morrer como diz o povo!
    BEIJITO DE lusibero

    ResponderEliminar
  2. A Maria tem razão. As coisas que se aprendem por aqui :-)
    Boa noite e uma beijoca para ti e para a tua piolha :-)

    Francisco

    ResponderEliminar

 Identidade são etéreas, as memórias. talvez apenas ilusões, talvez apenas estórias de abraços desabituados dos corpos. são névoas, as cançõ...