domingo, 23 de agosto de 2009

O corpo que dança


(Foto: Google)
É com o corpo que falo...
Com meu corpo me confesso,
em dias sem noite e noites sem luar
é com meu corpo que falo,
é com meu corpo que me confesso.

É nele que trago a voz do movimento.
É com ele que me desvendo.
E danço....e danço...

(Foto:Google)
Com apenas 500 anos de história, o ballet clássico é um apelo poderoso para qualquer menina, e um imenso prazer para quem o aprecia.
É uma arte dificílima, cujo produto final, património etéreo e inigualável, nos permite ver a graciosidade em cima de um palco...a elegância dos movimentos, a riqueza dos enredos representados, o romantismo da encenação, a magia que é, afinal, a dança....

As suas origens situam-se no final do século XV; os espéctaculos, aos quais assistiam principalmente pessoas da corte, iniciaram-se em Itália, onde os nobres entretinham os visitantes com espectáculos que misturavam poesia e música,à mímica e dança, com o suporte de ricos trajes e belíssimos cenários ( o "balletto").

Catarina de Medicis, italiana, casou com o rei Henrique II, tornando-se rainha de França, e levando para a corte francesa os belos movimentos da dança da corte. Tornou-se, então, habitual oferecer ballet nas ocasiões especiais.

É com Luís XIV, um século mais tarde, que o ballet tem um marco importante,porque este Rei, ele próprio um dançarino, fundou, em 1661, as Academias Reais de Ballet e de Música.


(Foto: Google)
Com o tempo, o ballet profissionalizou-se, saiu das cortes e passou a ser apresentado em teatros.

É uma arte viva, em permanente evolução, mas mantém a magia dos tempos em que Marie Camargo encurtou as saias para que se pudesse ver os movimentos do corpo e, mais especificamente, dos pés, que brincavam com 5 posições básicas criadas por Pierre Beauchamp.

3 comentários:

  1. deve ser verdade mesmo o balet é graciossisimo mas como disse deve mesmo ezigir muita força, disciplina e força de vontadade, abraços!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite amiga e boa semana. Excuso-me de opinar sobre este tema, por me estar completamente a leste :-)

    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  3. O corpo, Terra de Encanto, é o cartão de apresentação da ALMA. Por isso é tão importante tratá-lo com respeito e amor. Os que nos vêem por aí, tiram ilacções, pot vezes erradas, convenhamos! da maneira como o nosso corpo "fala", como "dança" estando parado, e se não estivermos atentos a nós próprios, até "ouvem"as nossas íntimas confissões...
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar

 Identidade são etéreas, as memórias. talvez apenas ilusões, talvez apenas estórias de abraços desabituados dos corpos. são névoas, as cançõ...