domingo, 23 de agosto de 2009

O corpo que dança


(Foto: Google)
É com o corpo que falo...
Com meu corpo me confesso,
em dias sem noite e noites sem luar
é com meu corpo que falo,
é com meu corpo que me confesso.

É nele que trago a voz do movimento.
É com ele que me desvendo.
E danço....e danço...

(Foto:Google)
Com apenas 500 anos de história, o ballet clássico é um apelo poderoso para qualquer menina, e um imenso prazer para quem o aprecia.
É uma arte dificílima, cujo produto final, património etéreo e inigualável, nos permite ver a graciosidade em cima de um palco...a elegância dos movimentos, a riqueza dos enredos representados, o romantismo da encenação, a magia que é, afinal, a dança....

As suas origens situam-se no final do século XV; os espéctaculos, aos quais assistiam principalmente pessoas da corte, iniciaram-se em Itália, onde os nobres entretinham os visitantes com espectáculos que misturavam poesia e música,à mímica e dança, com o suporte de ricos trajes e belíssimos cenários ( o "balletto").

Catarina de Medicis, italiana, casou com o rei Henrique II, tornando-se rainha de França, e levando para a corte francesa os belos movimentos da dança da corte. Tornou-se, então, habitual oferecer ballet nas ocasiões especiais.

É com Luís XIV, um século mais tarde, que o ballet tem um marco importante,porque este Rei, ele próprio um dançarino, fundou, em 1661, as Academias Reais de Ballet e de Música.


(Foto: Google)
Com o tempo, o ballet profissionalizou-se, saiu das cortes e passou a ser apresentado em teatros.

É uma arte viva, em permanente evolução, mas mantém a magia dos tempos em que Marie Camargo encurtou as saias para que se pudesse ver os movimentos do corpo e, mais especificamente, dos pés, que brincavam com 5 posições básicas criadas por Pierre Beauchamp.

3 comentários:

  1. deve ser verdade mesmo o balet é graciossisimo mas como disse deve mesmo ezigir muita força, disciplina e força de vontadade, abraços!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite amiga e boa semana. Excuso-me de opinar sobre este tema, por me estar completamente a leste :-)

    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  3. O corpo, Terra de Encanto, é o cartão de apresentação da ALMA. Por isso é tão importante tratá-lo com respeito e amor. Os que nos vêem por aí, tiram ilacções, pot vezes erradas, convenhamos! da maneira como o nosso corpo "fala", como "dança" estando parado, e se não estivermos atentos a nós próprios, até "ouvem"as nossas íntimas confissões...
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar