quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pensamentos...


Num mundo cada vez mais esvaziado de narrativas, em que se sente que um povo, uma Nação, estão tristes...desconfiados, amargurados, com medo...é importante não perder de vista o que é fundamental: o que somos, a que grupo pertencemos....

Descobrir as raízes...construir o Futuro a partir de um passado....construir vivências a partir de vivências anteriores...

Cada um de nós é um somatório de significações, de ideias acerca de nós próprios, em grande parte construídas através do que os outros nos dizem sobre nós. É isso que determina uma parte do que pensamos acerca de nós próprios. Somos seres sociais, susceptíveis de analisar e de ser analisados, de ser vistos enquanto olhamos, de reflectir enquanto somos reflectidos por outros.

Será a sociedade actual desprovida de valores fundamentais?
Mc Luhan ( 1966) disse que " numa sociedade analfabeta, ninguém cometeum só erro de ortografia ou gramática". Felizmente, a nossa sociedade avançou...infelizmente, talvez tenha avançado mais do que as mentes que nos governam (no sentido literal) conseguem perceber.
As pessoas estão,hoje, mais conscientes dos seus direitos,mas também muito mais excluídas daquele que a sociedade preconiza como o modelo de vida que se quer ter, que se supõe normal...que se ambiciona, mas ao qual nem todos conseguem aceder.
E isso gera crise social, desigualdades profundas.
ID e Super-Ego em luta... Indivíduo e Sociedade...em luta...

Voltará Prometeu a roubar o fogo aos deuses, para o dar aos humanos?

2 comentários:

  1. ""Cada um de nós é um somatório de significações, de ideias acerca de nós próprios, em grande parte construídas através do que os outros nos dizem sobre nós. É isso que determina uma parte do que pensamos acerca de nós próprios. Somos seres sociais, susceptíveis de analisar e de ser analisados, de ser vistos enquanto olhamos, de reflectir enquanto somos reflectidos por outros."

    Grande verdade "terra de encanto"!Nem imaginascomo esta tua afirmação é ,hoje, importante, para a minha serenidade interior.
    Beijitos de lusibero

    ResponderEliminar