sábado, 29 de agosto de 2009

APPACDM Coimbra

Pude assistir, hoje, à inauguração do novo Lar Residencial da APPACDM de Coimbra, onde trabalho, com a presença de personalidades diversas, das quais destaco a Secretário de Estado Adjunta e da Reabilitação, Drª Idália Moniz que, depois do belíssimo discurso da Presidente da Direcção, falou sobre a problemática da deficiência e da interessante evolução tem tido o movimento de instituições ligadas à deficiência.

Uma sociedade evoluída mede-se pelo tratamento que dá aos mais desprotegidos. Há um longo caminho percorrido, e certamente um looongo caminho ainda por percorrer.

Em Coimbra, a APPACDM surgiu em 1969, comemorando os seus 40 anos no presente ano; apoia crianças, jovens e adultos desde os 4 meses de vida (num colégio inclusivo, de intervenção precoce), e ao longo da sua vida, num total de mais de 800 utentes, integrando, além de Coimbra, pólos em Arganil, Montemor-o-Velho e Tocha.

Em Julho, a comemoração de aniversário decorreu em plena Praça da República, numa abertura à população em geral, que a APPACDM sempre acolheu de forma inigualável, para informação, acolhimento, esclarecimento...

Porque uma grande casa é uma casa onde todos se sentem bem, fica aqui um vídeo promocional que está disponível no You Tube, e que pode ser a sementinha para que se interessem mais por esta causa. A página da APPACDM, recente e em construção, está disponível em www.appacdmcoimbra.pt.


15 comentários:

  1. "MAIS DESPROTEGIDOS", não quer dizer "menos dignos", antes pelo contrário! Obrigada por nos dares a conhecer mais um pouco do teu trabalho, que eu sei que desenvolves, com paixão!Onde todos pudermos ajudar, a tarefa será mais fácil...
    BEIJINHOS DE EXTREMA E SENTIDA SOLIDARIEDADE! Se eu puder ajudar, disponham!
    lusibero

    ResponderEliminar
  2. Bonita essa partilha. E eu a pensar que eras mesmo bruxinha :-)
    Bom Domingo para ti. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. O Encanto é teu, Susana pelo trabalho magnifico que realizas. São pessoas como tu que tornam este mundo um pouco mais humano. Parabens pela tua dedicação. Um beijinho muito carinhoso Graça

    ResponderEliminar
  4. É verdade: mais desprotegidos não são menos dignos! Antes pelo contrário, ensinam-nos uma lição preciosa da vida-que nunca devemos dar nada por garantido; eles estão mais perto do Céu do que nós, mas a nós, a qualquer um de nós, pode acontecer o que menos desejamos. Perder a saúde, as faculdades físicas ou mentais, ter um filho ou neto com necessidades especiais. E isso obriga-nos a olhar o mundo noutra perspectiva.

    ResponderEliminar
  5. Frncisco, sim, continuo a ser bruxinha....mas uma bruxinha que trabalha na APPACDM, com crianças pequenas e seus pais e familiares.

    ResponderEliminar
  6. Graça, obrigada. Mas sabes...creio que todos nós, desde que sejamos leais, interessados e dedicados à nossa missão, fazemos a diferença. Cada um no seu trabalho, na sua família, no seu dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  7. Todos fazemos a diferença e a união, no meu de das desigualdades... que são somente aos olhos dos seres humanos. Aos olhos do Espírito, somos todos iguais... somos todos UM!

    Gostei de ver que te dedicas a um trabalho muito bonito, a meu ver. Força e muita harmonia.

    Beijinhos de Amor e Luz.

    ResponderEliminar
  8. Unir-se e reunir...sempre em um elo ao todo e daí parte uma corrente onde as diferenças são degraus para o crescimento e sabedoria e não discriminação, deboche e preconceito.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns !!!

    é tão bom partilhar e ajudar :)

    ResponderEliminar
  10. Então que vida é esta? Não se escreve nada?! Espero que estejas bem e a unica desculpa aceitavel é que tenhas ido dar uma voltita :-)
    Beijos e volta depressa

    ResponderEliminar
  11. Não vou dizer muito. Apenas isto: PARABÉNS pela função que exerces. É assim com pessoas devotadas à causa que a sociedade melhora e iso também revela muito do que cada pessoa é. Certamente serásm uma dessas pessoas. Gostei muito de saber isto. Beijinho amigo

    ResponderEliminar
  12. Susana
    Segui o teu conselho... Já reparaste?
    Passei só pata te deixar um bj e desejar-te bom fds Graça

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Daniel. É um prazer que tenhas regressado. Quanto ao meu trabalho, apenas espero estar à altura, dar o melhor de mim e esperar que seja bom para a luta que eles e os seus pais travam, diariamente. Beijinho amigo

    ResponderEliminar
  14. Graça,
    SIM! Vi! Ainda bem...acreditei que gostarias. Logo passo pela tua Zambeziana: o trabalho , agora, não permite estar sempre a actualizar comentários, mas vou fazer um esforço. Beijinhos

    ResponderEliminar